quinta-feira, 20 de março de 2008

Little Nemo - Clássico inédito no Brasil

Essa é para a série "Nunca li, mas acho legal".

Little Nemo é uma das clássicos das histórias em quadrinhos. Criada por um dos percusores da arte Winsor McCay, a HQ era publicada nos entre 1905 e 1911 no jornal impresso New York Herald e entre 1911 e 1913 no New York American.

Nas estórias de apenas uma página publicadas a cada domingo, o leitor acompanha a criança Nemo em suas aventuras no mundo dos sonhos durante seu sono, sempre a caminho de "Slumberland", onde havia sido convocado por um Rei para que brincasse com sua filha. O último quadrinho de cada estória sempre apresentavao Nemo acordando, muitas vezes caído de sua cama. Cada enredo trazia um toque de subjetividade e surrealidade, e focando em temas menos infantis, como violência e corrupção de caráter, algumas vezes com um toque de "trevas".

A obra nunca foi tão popular na época de sua publicação, se comparadas com o sucesso de "Os Sobrinhos do Capitão" e "Krazy Kat", por exemplo. Porém, da década de 80 para cá, a série é tratada como um importante divisor no desenvolvimento da linguagem dos quadrinhos, devido a seu enredo e temática mais elaborados que souberam aproveitar muito bem as possibilidades e exclusividades das histórias em quadrinhos.

Muitos quadrinistas já apontaram a HQ como influência, sendo citada em diversas obras. Parte da história, inclusive, foi transformada em um filme animado em uma produção nipo-americana, lançada no Japão em 1989. Apesar do fracasso de público, o longa-metrage angariou alguns prêmios e a admiração da crítica especializada.

Em 2005, a obra entrou em domínio popular, o que significa que não é mais preciso adquirir os direitos autorais para publicar a obra. Desde então, Litte Nemo chegou a ser publicado em edições caprichadas em países da Europa e dos Estados Unidos. Por aqui, até agora nada. E, pelo que eu tenha apurado, nunca foi publicado no Brasil. Uma linda edição americana pode ser encontrada em algumas livrarias especiais, porém a preço absurdo que beira os R$ 200.

O mercado de quadrinhos brasileiro está muito bom, mas fazem falta alguns clássicos de quadrinhos como Little Nemo.

0 comentários:

Enviar um comentário