quinta-feira, 27 de março de 2008

Ooru - Novo mangá adulto da Conrad

Eu juro que não é proposital, mas só dá post sobre HQs da Conrad Editora por aqui. Pudera, a empresa voltou com tudo nesses últimos dias, anunciando a volta de títulos e lançamento de alguns novos.

Hoje, é a vez do mangá Ooru, direcionado ao público adulto, entrar em pré-venda na Loja Conrad. No enredo, o protagonista é um autor de mangás chamado Kôzô Sanou que fez fama e dinheiro com um mangá semanal. Ao fim deste, resolve se exilar em uma pequena ilha do Japão. Lá, porém, enquanto tenta ser convencido por um editor endividado a retomar a produção de HQs, acaba se envolvendo em uma trama de assassinato da Yakuza! Enredo bastante interessante, não?

O autor da HQ é Jun Hanyunyuu, que ficou famoso com o mangá "Koi no Mon" ("Portão do Amor" em português), publicado na revista Comic Beam (assim como "Ooru"). A edição brasileira virá no formato original de cerca de 180 páginas, em 5 volumes distribuídos bimetralmente a R$ 12,90. O lançamento está previsto para abril.

O erro da editora brasileira está em não adotar um nome em português e manter um nome em japonês (na minha opinião, uma má opção de marketing). Segundo a Conrad, "ooru" significa "azul" em japonês. E, se você for conferir no site oficial do artista ou mesmo nas imagens acima (se souber japonês, claro), verá que a obra original utiliza o kanji (ideograma japonês) para "azul", apesar de indicar a leitura "Ooruu". Até onde eu saiba, o correto é "aoi". Ooru não é citado nos dicionários que possuo aqui ou mesmo nos dicionários virtuais que encontrei por aí. Talvez seja "azul" em outra lingua. Mas, enfim, não seria a primeira vez quem um japonês inventaria leitura para um kanji...

De qualquer modo, é inegável que a Conrad é uma ótima editora de histórias em quadrinhos, sempre trazendo títulos interessantes em boa qualidade, a despeito das mancadas do ano passado e às vezes até do preço salgado. Não espero outra coisa deste!

2 comentários:

Sheila Cabral disse...

Muito bommm seu. Além do texto ser bem escrito e vc entender do assunto(ou enganar bem), as imagens de quadrinhos dão um toque estético a mais. Legal a beça. Ahhh, e coloca aí uns posts sobre uns quadrinhos sangrentos (com fotos). Me amarro!

gostoso disse...

oi

Enviar um comentário